Aviso: Para ver as imagens em resolução maior, clique com o botão direito e abra-a em nova guia (também dá para apertar a rodinha do mouse).
Logotipo alternativo do Troféu Imprensa (2015-2022)
Estou de volta, após algum tempo sem postar artigos novos (contudo, sem deixar de atualizar os já existentes), para explanar um pouco sobre o Troféu Imprensa, considerado "O Oscar da Televisão Brasileira" desde 1970 (abaixo, o vídeo mais antigo disponível no YT, até aqui, da premiação).
Com mais de 60 anos de idealização (apesar de ser a data oficial considerada pelo SBT desde 2008, quando celebrou a 50ª edição da premiação, a 1ª, de fato, só foi efetivamente realizada em 1960), pelo já falecido jornalista Plácido Manaia Nunes (foto abaixo), o evento já passou e continua a passar por altos e baixos entre a opinião pública e crítica, mas nunca perdeu sua relevância junto à classe artística, incluindo a própria imprensa, que é a razão de existir deste prêmio anual (mas que divide o posto com os internautas desde o lançamento do Troféu Internet, em 2001 - este, aliás, quase foi o pivô do encerramento do prêmio principal, em 2005, apesar de coexistirem, efetivamente, desde 2007, até os dias de hoje, sendo o questionário da internet, desde 2013, a atual forma de indicação dos concorrentes de cada categoria, abolindo os antigos formulários usados desde o começo da atração - o que, em consenso ente entusiastas, é algo que vem se provando um erro, conforme eu explicarei nas considerações finais).
O fundador do Troféu Imprensa ficou como jurado vitalício desde que Silvio Santos assumiu a premiação, até 2004 (ele também foi diretor, dentre outras publicações, da famosa e polêmica revista Melodias, a mesma que publicou a controversa foto de capa do famoso apresentador careca, em 1971). A screenshot acima é de 2001.
Para começar, segue abaixo a evolução dos logotipos do Troféu Imprensa, dos anos 80 em diante:
Logotipo do Troféu Imprensa (1981-1991, com modificações na abertura e animação do logo ao passar dos anos - aqui a chamada da edição de 1981).
Logotipo alternativo do Troféu Imprensa, usado, ao menos, em 1986, conforme pode ser visto neste raro trecho em boa qualidade da última parte da atração, divulgado em Junho de 2022 pelo canal Página do Silvio Santos.
Logotipo do Troféu Imprensa (1992-1994).
Logotipo do Troféu Imprensa (1995-1997).
Logotipo do Troféu Imprensa (1998-2002, com uma leve modificação na abertura, na edição dos 40 anos, em 1999).
Logotipo do Troféu Imprensa (2003-2005 / 2007 / 2009-2013, com várias modificações na abertura, ao longo dos anos, tendo o logo recebido polimentos a partir de 2010).
Logotipo comemorativo dos 50 anos do Troféu Imprensa (2008);
Logotipo do Troféu Imprensa (2014).
Atual logotipo do Troféu Imprensa (2015-2022).
Logotipo comemorativo dos 60 anos do Troféu Imprensa (2018). Observação: Diferente de 2008, a data passou praticamente em branco, se não fosse a indicação improvisada de última hora na abertura, conforme ilustrado acima, além de um breve comentário da apresentadora Eliana Michaelichen juntamente com a jurada Sônia Abrão.
Nas próximas imagens, será ilustrado como o empresário e apresentador Silvio Santos, anfitrião do Troféu Imprensa desde 1970 (e principal responsável pelo formato atual da premiação) mudou ao longo dos anos, a partir de 1982 até a última edição, de 2022. Isto não seria possível sem a disponibilização dos vídeos das edições do Troféu Imprensa na plataforma de vídeos da empresa de Mountain View (a qual também é dona desta plataforma de gerenciamento de blogs), e aos seus usuários (em especial, as postagens de Fábio Marckezini).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 10 de Janeiro de 1982. Fora o fato de ter sido a primeira premiação transmitida pelo recém-inaugurado SBT, registros desta edição eram praticamente inexistentes na internet até pedaços aparecerem no especial de 60 anos do Programa Silvio Santos em 2023, contudo, somente em Fevereiro de 2024 o canal Antiguidades Virtuais resgatou um bom trecho desta raridade, que pode e vale a pena ser visto clicando aqui, cujos destaques são o famoso cartoon Tom e Jerry ganhando como melhor desenho animado e novela da Band, Os Imigrantes, desbancando a Globo, cuja emissora é tradicionalíssima neste quesito.
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 08 de Janeiro de 1984. Outra edição sem registros em vídeo na internet até 06 de Agosto de 2024, quando o canal Raffamg resgatou uma boa parte de mais esta preciosidade (que pode ser vista clicando aqui), cujo destaques são, surpreendentemente, o Jornal Nacional não concorrendo na categoria de telejornal, além do apresentador Augusto Liberato ganhando como Revelação do ano (cujo registro em vídeo ainda é inédito por aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 31 de Março de 1985, cujo trecho publicado pelo canal MofoTv, do já falecido José Marques Neto (e até aqui ainda o único registro desta edição na internet) pode ser visto clicando aqui.
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 9 de Março de 1986 (cuja chamada pode ser vista clicando aqui; na verdade, esta imagem foi retirada de um institucional dos 23 Anos do SBT, de 2004 - até aqui, não existia outros registros desta edição na internet, até aparecer o trecho completo da entrega do troféu ao saudoso humorista Ronald Golias, um dos pontos altos da premiação naquele ano).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 1º de Maio de 1988 (fazia poucos meses que tinha retornado da cirurgia na garganta, uma das fases mais difíceis do Patrão; esta edição é famosa por, pelo menos, quatro fatos: a carta aberta do humorista Jô Soares, na época, recém-contratado do SBT, contra a Rede Globo de Televisão - briga, aliás, comprada pelo animador ao longo daquele ano; e a "saia justa" com a modelo e celebridade Monique Evans; além da homenagem à jurada do antigo Show de Calouros, Aracy de Almeida, e ao animador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que faleceram naquele ano; a abertura pode ser vista aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 21 de Maio de 1989 (a abertura pode ser vista aqui). Foi o primeiro ano a usar a famosa trilha de abertura (que detalharei no final do artigo) que viria a ser fixada em 1992 e utilizada nos anos seguintes.
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 27 de Maio de 1990. Dentre outros destaques, foi o último ano da participação do radialista e empresário Salomão Pavlovsky, que participava desde 1985 e se preparava, na ocasião, para inaugurar a TV Sorocaba, afiliada ao SBT até os dias de hoje e atualmente com participação acionária do Grupo Silvio Santos (algo que ocorre só com determinadas afiliadas, como a Rede Massa e o SBT Interior / Central.
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 26 de Maio de 1991 (a abertura pode ser vista aqui; devido a registros de baixa qualidade, só foi possível obter uma imagem mediana - foi o último ano neste cenário).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 17 de Maio de 1992 (a famosa trilha sonora, que falarei com detalhes mais adiante, introduzida no ano anterior, foi utilizada como tema de abertura pela primeira vez nesta edição - esta, que pode ser vista aqui - perdurando até hoje).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 30 de Maio de 1993 (possui uma rara chamada no YT - a abertura pode ser conferida aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 15 de Maio de 1994 (a abertura pode ser conferida clicando aqui - um dos fatos mais relevantes foi a ausência da categoria 'Melhor programa infantil', que impediu que, programas de grande sucesso do gênero na época, como Castelo Rá-tim-bum, fossem premiados - a categoria só voltou a ser julgada dez anos depois, em 2004).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 21 de Maio de 1995 (com uma imagem mediana, os registros desta edição disponíveis na internet também são bastante escassos).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 21 de Junho de 1996 (a última aparição do Jô Soares na premiação, durante sua fase como contratado do SBT, e do famoso ator global Antonio Fagundes, foram pontos altos desta edição. Além disso, foi o último ano com este cenário; e a abertura pode ser vista aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 1º de Junho de 1997 (particularmente acho esquisita esta camisa; o ponto alto desta edição, com chamada no YT, foi a aparição da família do famoso grupo Mamonas Assassinas, cujos integrantes morreram precocemente num trágico acidente de avião no ano anterior; a abertura pode ser vista aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 24 de Maio de 1998 (repare que, excepcionalmente, naquela edição, o animador não estava usando seu famoso microfone de pescoço; a aparição do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, fenômeno no ano anterior, foi um dos pontos altos da edição).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 23 de Maio de 1999 (curiosamente, neste ano, foi celebrado 40 anos da premiação, mostrando os melhores momentos da atração, incluindo trechos que ainda são raros na internet; além disso, foi o último ano com este cenário branco, apesar do padrão ter permanecido nos anos seguintes).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 16 de Abril de 2000 (último ano creditando a Rede Manchete, que fora extinta no ano anterior, sendo substituída pela atual RedeTV!, a partir do ano seguinte - a abertura pode ser conferida aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 1º de Abril de 2001 (como dito antes, ano que foi introduzido o Troféu Internet, o animador estava em evidência nesta época, já que tinha desfilado no carnaval daquele ano, fato que ele citou nesta ocasião - a abertura pode ser conferida aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 7 de Abril de 2002 (a rara chamada pode ser vista aqui; esta edição ainda possui registros bem escassos na internet - aqui, aparece um trecho do programa no institucional dos 23 anos do SBT).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido nos dias 15 e 22 de Junho de 2003 (foi reprisado na íntegra em 21 de Setembro daquele ano, substituindo, naquela ocasião, o programa Domingo Legal, que tinha sido suspenso pela Justiça, após o famoso escândalo do PCC, duas semanas antes; também é muito difícil encontrar vídeos desta edição).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 16 de Maio de 2004 (uma rara coletânea com três chamadas pode ser vista aqui; esta edição é famosa por não ter elegido o melhor apresentador, graças ao fato citado na imagem anterior; também quase não possui vídeos no YT).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 31 de Julho de 2005 (também dificílimo achar vídeos desta edição na internet, esta edição marca uma das crises mais contundentes da premiação, cujo fim foi cogitado nesta época).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 06 de Maio de 2007 (marcando o ano que o animador retornou de vez aos domingos, após anos de tentativas de diminuir sua participação neste dia da semana que o consagrou; esta edição, ainda com poucos registros na internet, é famosa pela indicação do seriado mexicano Chaves na categoria infantil, além da participação do então humorístico Pânico na TV, em uma de suas fases mais marcantes).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 9 de Março de 2008 (a abertura pode ser vista aqui; como dito no início do artigo, esta edição celebrou 50 anos na ocasião, sendo a primeira sem o Plácido Manaia, que morreu no ano anterior, recebendo uma homenagem no final desta premiação).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 29 de Março de 2009 (a abertura pode ser vista aqui; uma das primeiras edições da premiação que foi postada no YT quase que simultaneamente com a exibição original, foi a última a contar com a locução do saudoso Lombardi, braço direito do animador desde 1968).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 28 de Março de 2010 (cuja chamada pode ser conferida aqui, e a abertura, aqui; teve como ponto alto a última aparição da famosa apresentadora Hebe Camargo na premiação, sendo uma das maiores ganhadoras do Troféu; primeiro ano que a famosa BGM de entrada, presente até a edição mais recente, passou a ser utilizada).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 10 de Abril de 2011 (a chamada pode ser conferida aqui; a abertura e encerramento, aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 25 de Março de 2012 (cuja chamada pode ser conferida aqui, e a abertura, aqui; é marcada pelo cabelo grisalho adotado pelo animador na época - o que quase se repetiu em 2017 - que ele abandonaria algumas semanas depois; no mesmo dia desta edição, teve o avant-première da reedição do programa "Vamos Brincar de Forca", primeiro quadro que o apresentador comandou em 1961, e que durou 1 ano; além disso, foi a primeira edição postada pela própria emissora no YT).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 28 de Abril de 2013 (cuja chamada pode ser conferida aqui, foi o último ano com a abertura - que pode ser vista aqui - narrada pelo locutor oficial da emissora desde 1983, Carlos Roberto "Ben te vi" Lazarin, utilizada desde 2010 e "reciclada" até então; além de ter sido também a última edição até aqui com a famosa contagem regressiva na abertura e a listagem das emissoras de televisão de São Paulo, utilizada desde o início dos anos 90 - este último recurso, ainda é utilizado nas chamadas desde então; e foi sucedido por uma edição excepcional do jornalístico "Conexão Repórter", do famoso jornalista Roberto Cabrini).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 27 de Abril de 2014 (a chamada pode ser vista aqui, e a abertura e o encerramento, aqui; esta edição é marcada por vários fatos: a primeira exibida em HD (mas não a primeira gerada em alta definição, pois em 2008 também foi gravada e até exibida, mas de forma experimental), a última onde o animador usa seu famoso microfone; também a última com o cenário, cujo formato, apesar das modificações, remontava desde 1996; além do emocionante depoimento do jornalista Carlos Nascimento, que tinha acabado de se recuperar de um câncer).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 12 de Abril de 2015 (a chamada pode ser vista aqui, a abertura, aqui; a gravação desta edição quase foi adiada por conta de uma gripe que o apresentador se encontrava na época, o que afetou a condução do programa, obrigando-o a permitir que o apresentador Rodrigo Faro e o cantor Gusttavo Lima apresentassem, por um bloco cada, a premiação).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 22 de Maio de 2016 (a chamada pode ser vista aqui, e a abertura, aqui; um dos fatos mais relevantes desta edição foi a vitória do animador Celso Portiolli, após 22 anos de casa, este que foi revelado pelo próprio Silvio).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 9 de Abril de 2017 (a chamada pode ser vista aqui, e a abertura, aqui; esta edição foi marcada pelo reencontro do animador com Jô Soares, que tinham contracenado juntos pela última vez, em 21/11/1999, no antigo programa "Em Nome do Amor", quando o humorista estava de malas prontas para retornar à Rede Globo, sua antiga emissora; além disso, teve a polêmica envolvendo as palavras duras do animador com a jornalista Rachel Sheherazade, motivadas pela opinião emitida por ela, no telejornal da casa, SBT Brasil, em Fevereiro de 2014, que repercutiu mal e chegou a afetar a emissora como um todo).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 04 de Março de 2018 (a chamada pode ser vista aqui, e a abertura, com os primeiros minutos da premiação, aqui; inicialmente, cogitava-se a gravação somente para o início de Maio, quando o animador voltasse das férias, contudo, por pressão da mídia especializada e de internautas que acompanhavam os desdobramentos, a gravação foi antecipada para antes das férias do Patrão, cuja exibição acabou coincidindo com o Oscar; a edição foi marcada pelo reencontro de Silvio com o jornalista e ex-âncora do Jornal Nacional Sérgio Chapelin, 35 anos depois de ter sido contratado pelo SBT - mais informações aqui - e pela presença do jornalista Léo Dias como jurado, fazendo comentários ácidos e polêmicos, destacando-se na atração; além disso, a emissora passou a hospedar os vídeos da premiação num canal dedicado ao Troféu Imprensa, que pode ser acessado aqui).
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 28 de Abril de 2019 (a chamada pode ser vista aqui); marcou a reunião dos quatro famosos colunistas de TV do portal UOL na ocasião: Daniel Castro (ausente desde 2008), Ricardo Feltrin, Maurício Stycer (estreante) e Flávio Ricco, a ausência de Décio Piccinini e Leão Lobo (tradicionais na atração) e mais uma boa participação do jornalista Léo Dias, gerando bons embates com o apresentador Nélson Rubens; fora a presença dos atores globais Sérgio Guizé e Isabela Santoni e a ausência, dentre outras categorias, da Infantil e da criação de última hora da categoria Programa de TV (que juntou as categorias de Melhor Programa Jornalístico e Jornal de TV), o grande destaque foi o penteado diferenciado do Patrão, com um recorte no lado esquerdo, visto acima, feito durante suas férias nos Estados Unidos (e, portanto, não feito pelo Jassa, que apenas chegou a elogiar e fazer leves retoques após o retorno do apresentador ao Brasil), que não mexia de forma mais significativa no visual desde 2012 mas que, mais uma vez, com o tempo, foi abandonado por ele, alegando que o corte deixava seu rosto muito redondo.
Silvio Santos no Troféu Imprensa, exibido em 15 de Junho de 2022 (o compilado com as chamadas pode ser visto aqui); inicialmente era para ter sido gravado em 31 de Maio, mas a gravação foi adiada para a semana seguinte, em 7 de Junho (o que, provavelmente, afetou a premiação, contando somente com contratados do SBT); em seguida, o apresentador mandou, surpreendentemente, exibir o programa no sábado, dia 11 (até chamadas foram feitas, como pode ser vista aqui), o que, por si só já seria algo raro (a primeira edição desde 1996 a não ser exibida no domingo) mas, de última hora, ele adiou a transmissão para a quarta-feira seguinte, na data citada no início da seção; o atraso do já antigo jurado da atração Nelson Rubens foi noticiado na imprensa, embora cortado na edição; o ponto alto da premiação foi a declaração emocionada do humorista e apresentador Danilo Gentili, que não fez as brincadeiras de costume e recebeu elogios do anfitrião, que, aliás, foi o grande premiado, recebendo os prêmios de Melhor Apresentador (ambos os troféus), Melhor Programa de Auditório (ambos os troféus) e Melhor Programa de TV (somente Internet), sendo bastante homenageado, no auge de seus 91 anos na ocasião, chamando a atenção pela sua desenvoltura e sobriedade, após ficar praticamente 2 anos afastado dos palcos; além das questionáveis indicações do apresentador Sikêra Junior como Melhor Apresentador de Telejornal e do programa Opinião no Ar como Melhor Jornalístico (até ganhou o Troféu Internet, mesmo tendo sido extinto na época da exibição do programa por baixa audiência). Esta foi a última edição mediada pelo animador.
Como menção honrosa, o canal Antiguidades Virtuais também revelou outra tremenda raridade: o evento de entrega do Troféu Imprensa dos melhores de 1980 (que pode ser visto aqui - fato pouco documentado, considerando que, a partir das edições seguintes, a entrega dos prêmios ocorria, pelo menos, 1 ano após a votação e, geralmente dentro do próprio Troféu Imprensa ou, dependendo da disponibilidade do artista/conjunto vencedor, dentro de algum quadro do Programa Silvio Santos - prática mais comum durante os anos 90), que ocorreu posterior à referente votação feita em 04 de Agosto de 1981 (e, até aqui, ainda inédito na internet), mediado pelo jornalista Arlindo Silva (que já era assessor de Silvio Santos desde os anos 70, além de ter sido o primeiro diretor de jornalismo do SBT e, mais notavelmente, ter escrito, em 2000, a famosa biografia "A Fantástica História de Silvio Santos"), cujos destaques são a simplicidade do evento em si, além da presença do humorista Jô Soares, ainda contratado da Globo, e de representantes da MCA, antiga holding que controlava o estúdio hollywoodiano Universal (antes da aquisição da Comcast e, mais tarde, da fusão com a rede de emissoras americanas NBC), que recebeu as premiações referentes ao cartoon Pica-Pau e ao seriado Hulk.
Outra menção honrosa é que, embora a edição de 1976 (referente aos melhores de 1975, exibida em 09 de Maio daquele ano, sendo a última edição transmitida pela TV Globo) já tivesse vários trechos difundidos pela internet ao longo dos anos, finalmente, em 17 de Agosto de 2024 (ironicamente no dia do falecimento de Silvio Santos) veio à tona o vídeo completo pelo canal Videoteca do Jota (que pode ser visto aqui), em boa qualidade (ainda que em preto e branco), com um detalhe: a parte final, que é o sorteio de um automóvel, na verdade, é da edição do ano anterior, que era raro por aqui (mas a verdadeira parte final da edição de 1976 pode ser vista aqui), além de inserções comerciais.
Após todas estas imagens, algumas observações precisam ser feitas:
Por enquanto, não consegui uma imagem do Silvio de 1987, já que, praticamente, não há nenhum registro do Troféu Imprensa do referido ano (o único que encontrei, mas que não mostra o apresentador conduzindo a atração, é este).
Em 2006, por divergência de agenda e outras controvérsias do animador com a imprensa, não houve a eleição dos melhores de 2005 naquela ocasião (os vencedores do Troféu Internet acabaram também recebendo o Troféu Imprensa, posteriormente), o que é um dos fatos mais marcantes da crise mais recente da premiação.
Na hora de pesquisar algum vídeo do Troféu Imprensa no YT, tenham em mente que, várias edições podem estar referenciadas NÃO pelo ano de exibição, mas sim pelo ano na qual as categorias foram julgadas (isto é, o ano anterior). Por exemplo, se você procurar a abertura da edição de 2000, você só vai encontrar como "Troféu Imprensa 1999 - Abertura".
Por causa da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2 / CoVID-19), as edições de 2020 e 2021 não foram gravadas, principalmente pelo fato de Silvio Santos estar afastado dos estúdios desde o final de dezembro de 2019, quando gravou seus programas pela última vez, já sendo o segundo maior hiato do Troféu Imprensa (sendo superado pelo período de 1977 a 1980); apesar disso, em ambos os anos a votação do Troféu Internet dos melhores de 2019 e 2020 foi realizada normalmente no início dos respectivos anos seguintes, ainda que o resultado não tenha sido divulgado e descartado pela produção em 2022, diferente do que aconteceu em 2007.
Graças aos esforços do canal Reginaldo Prado, que começou a resgatar edições antigas do Troféu Imprensa e a postar os vídeos em meados de 2019, agora é possível assistir os programas de 1988 a 2011 praticamente na íntegra. A seção de vídeos pode ser acessada aqui.
Outra raridade foi desvendada em 2024: o tema musical usado a partir de 1981 (ficando somente como encerramento a partir de 1992 até 2001, sendo executada pela última vez em 2008 como homenagem ao fundador da premiação) se chama Endeavour, do compositor John Anthony Colleman, que pode ser visto clicando aqui.
Concluindo, é importante perceber como o Troféu Imprensa buscou se modernizar e se manter relevante ao longo das últimas quatro décadas, desde que retornou do hiato (1978-1980), sem citar as edições anteriores, sendo o reflexo do Silvio Santos e do SBT, durante todos estes anos.
Contudo, a imagem da atração, como já dito no início deste artigo, vem se desgastando a cada ano que passa, dada a influência passiva e até duvidosa do animador com a atração (a escolha de apenas cinco jurados, de seus dedos, para votar cada categoria, desde 2007 - antes, todos votavam; a própria indicação de determinados jurados por ele, que escancara uma certa falta de critério, afetando a credibilidade da premiação; a escolha e o sumiço de várias categorias a cada ano; além do abandono dos questionários estatísticos, que delimitavam os votos para o público, imprensa e acadêmicos, passando a usar o próprio Troféu Internet para definir os três melhores colocados em cada categoria para que os jornalistas elejam quem vai receber o Troféu Imprensa, causando desequilíbrios e incoerências em certas escolhas, pelo público ter o papel majoritário, mesmo com os mecanismos de controle na votação online - como as citadas na edição de 2022 - onde nem sempre os três são os melhores em suas categorias ou em um determinado ano, mas sim os que tem mais fã-clube, problema já bem conhecido pelos reality shows de confinamento no Brasil; enfim, a produção do programa como um todo), que, muitos irão concordar, poderia ser muito maior do que é hoje.
Por esta razão, uma carta aberta, divulgada já há alguns anos, pelo jornalista e fã Êgon Henrique Medeiros Bonfim, merece sua atenção (cujo vídeos, feitos por ele, podem ser vistos aqui e aqui; ou lida clicando aqui). Não deixe de conferir.
Por último, após anos de busca, finalmente um dos grandes mistérios das trilhas sonoras clássicas do SBT foi desvendado no final de 2020: a trilha sonora utilizada nas aberturas desde 1989, nas cabeças de comerciais de 1989 a 1991 e fixo a partir de 1992 se chama "Wondrous Tales", composta por Walter Murphy e lançada em 1987 no CD Vol. 7 - California Sweet, pelo selo Valentino Inc. Production Music Library, onde, graças ao canal mexicano alanml87 (que postou vários álbuns de trilhas da Valentino), a versão completa e em alta qualidade pode ser ouvida abaixo:
Agradeço pela sua atenção e seu tempo. Até a próxima. Continue ligado no Blog de Bruno A. Vieira!