Navbar

30 de agosto de 2015

[ATUALIZADO] 20 Anos: O Windows 95 em 2015

Aviso: Para ver as imagens em resolução maior, clique com o botão direito e abra-a em nova guia (também dá para apertar a rodinha do mouse).
Tela de inicialização original do Windows 95.

Dia 24 de Agosto de 1995. Era lançado o sistema operacional considerado o divisor de águas para a Microsoft Corporation. O famoso Windows 95 veio com a promessa de melhorar a usabilidade do já promissor Microsoft Windows, sendo o sucessor do Windows 3.x e o primeiro a rodar sobre a arquitetura 32 bits, trazendo várias novidades, algumas cujo legado se estende até hoje. Foi nesta versão que o tão "amado" (e hoje abandonado) Internet Explorer; o útil recurso PnP (Plug and Play), a famosa API DirectX e, principalmente, o revolucionário Menu Iniciar (cujos protótipos existiam desde 1993), que centralizou todo o ecossistema Windows e o tornou mais intuitivo, estando presente até os dias atuais (graças à resistência dos usuários em "engolir" a controversa Tela Inicial do Windows 8.x, cujo propósito não foi bem sucedido, com seus recursos sendo fundidos ao atual Menu Iniciar que conhecemos do SO Windows 10) deram as caras pela primeira vez.

E após mais de duas décadas (e olha que o Windows 95 ainda é utilizado pelo Pentágono, segundo esta notícia) depois, irei matar a saudade de um produto bastante peculiar e interessante, dando, assim, continuidade à série de artigos sobre alguns dos antigos Sistemas Operacionais da Microsoft, a fim de despertar a nostalgia de quem já viveu esta época, e também apresentar aos mais novos, um SO Windows que ditou tendência.

Para a demonstração do Windows 95, foi utilizada a versão OSR 2.5 PT-BR (onde OSR significa OEM Service Release - já que estas atualizações eram distribuídas somente às fabricantes e parceiros da Microsoft), que é a versão mais recente do sistema, também conhecida internamente pelo versionamento 4.0.950C; que foi emulada no programa Microsoft Virtual PC 2007 SP1, que pode ser baixado aqui ou aqui (Observação: o VM Additions do VPC 2007 não suporta o Windows 95, por esta razão, foi utilizada o Additions do VPC 2004, cujo arquivo pode ser baixado aqui).

Para começar, a ISO dá boot sozinho, sem a necessidade de usar um arquivo IMG (ou uma imagem de disquete). Após configurar o SETUP corretamente, a primeira tela será esta:

Este é o puro MS-DOS. É onde será feita parte da instalação do Windows 95 onde, diferente do Windows NT 4 (e dos outros sistemas baseados na Nova Tecnologia), o processo é manual (e, talvez, um pouco chato de fazer). Mas, primeiramente, vamos formatar o disco. Para isso, usa-se o comando fdisk.

Após dar ENTER, ele pergunta se você quer habilitar o suporte de partições maiores que 2 GB. É só apertar "Y" (sem as aspas) e dar ENTER.

Em seguida, no menu do FDISK, escolha a opção 1 para criar a partição DOS (isto é, no sistema de arquivos FAT 32).


Novamente, digite 1 para criar uma partição primária.

Ele pergunta se você quer usar o máximo de tamanho disponível para a partição. Aperte "Y" (sem as aspas) e dê ENTER.

Então, ele cria a partição.

Então, ele pede para reiniciar o sistema, para poder dar continuidade à instalação.

Após o reinício, é hora de formatar a partição recém-criada. Para isso, digitar "format C:" (sem as aspas). Observação: O sistema não reconhece o padrão de teclado ABNT2, por esta razão, para gerar os dois pontos (":"), tecle o "Ç". Então ele pergunta se você quer proceder com a formatação. Digite "Y" para sim.

Então, a partição C: é criada.

Ele pergunta se você quer dar um rótulo à partição. É opcional.

Se deu tudo certo, você já consegue acessar a partição recém-criada. É só digitar "C:".

Recomenda-se criar uma pasta para os arquivos de instalação do Windows 95 (É isso mesmo: não é recomendado executar do CD, senão ele não reconhece o HD). Para isso, digite "mkdir WIN95".

Provavelmente, o CD estará montado em "D:". É hora de acessá-lo.

O que precisamos está na pasta WIN95. Há duas formas de copiar os arquivos. Você pode digitar "copy WIN95 C:\WIN95" da raiz; ou, você pode acessar a pasta WIN95 do CD e digitar "copy *.* c:\WIN95" (onde *.* quer dizer todos os arquivos da pasta), conforme ilustra a imagem abaixo. Atenção: para gerar o caractere "\", tem que apertar a tecla com os caracteres "[{ª" (abaixo da tecla "Back space" e do lado do ENTER).

Ele copiará os 190 arquivos para a pasta da partição C:. Poderá levar alguns instantes.

Em seguida, vamos retornar à partição C: e conferir se a cópia deu certo. Digitar "dir" para exibir os arquivos e pastas da seção. Então, acesse a pasta WIN95 e digite "instalar.exe" (sem as aspas e não é necessário digitar ".exe") para dar início à instalação.

Então, ele avisará que será feita uma verificação. Aperte ENTER.

Nos SOs Windows que rodam sobre o MS-DOS, a verificação de erros era feita pelo antigo Microsoft Scandisk (equivalente ao chkdsk do sistemas baseados no NT). Na imagem abaixo, ele está em modo texto.

Esta é a última tela antes da parte principal da instalação.

A partir daí, a instalação prosseguirá em modo gráfico. Para quem não sabe, esta tela de boas vindas herda o design do antigo Windows 3.0. E a instalação seguirá com este design (um pouco adaptado) até o final desta parte da instalação (O Windows 98 / 98 SE e o ME também usa este design na tela de boas vindas)

Este é o famoso "EULA" da Microsoft. Para aceitar, clicar em "SIM".

O Assistente anunciará a primeira parte do processo.

Caso você cancele a instalação e a retome, ou, se der algum erro e ter que reiniciar o PC, esta tela de Recuperação Segura é exibida.

Aqui é onde se escolhe o diretório.

Esta parte da preparação do diretório aparece de forma muito rápida.

Caso o usuário estivesse fazendo um Upgrade (isto é, atualizando sobre um sistema operacional já instalado), nesta parte o programa de instalação perguntaria se deseja salvar os arquivos antigos, para o caso de querer realizar um Downgrade posteriormente (podendo desinstalar o Windows 95 pelo Painel de Controle).

Caso selecione a opção "SIM", o processo é então realizado, podendo levar alguns instantes para ser concluído.

Em seguida define-se a opção de instalação. Para a demonstração, escolhi a "Personalizada".

Aqui é onde se digita a serial. O Número de Série é este: 27497-0025-304-51172 (Após digitar, tem que ficar assim: 27497-OEM-0025304-51172).

Aqui é a Identificação do Usuário e da empresa (este último, não obrigatório).

Aqui é o "árduo" processo de análise de hardware. Se estiver tudo certo, marque "SIM" e avance.

Selecione os componentes pedidos e avance.

A detecção demora algum tempo (isto deveria ser pior em máquinas da época, já que é um processo um tanto tenso).

No Windows 95 original (RTM), pelo menos, a janela a seguir é exibida. Nela há a opção de instalar os componentes relacionados ao "The Microsoft Network", os primórdios do atual MSN (que era um provedor de acesso à internet na época), separadamente dos outros componentes.

Aqui é "divertida" parte da Seleção de Componentes.

Esta importante parte é a Configuração de Rede. O Windows 95 não instala por padrão os protocolos TCP/IP. Para isso, é necessário clicar em ADICIONAR, PROTOCOLO, MICROSOFT - TCP/IP, OK, conforme as imagens abaixo.



Agora, é a identificação do computador.

Aqui tem-se a visão geral das configurações do computador e do que será instalado. Se não tiver o que alterar, avance.

Aqui é a parte da criação do Disco de Inicialização. No nosso caso, não é necessário. Clique "Não" e avance.

Então, o assistente anunciará a 2ª parte do processo, que é a cópia dos arquivos. Segue abaixo, todas as imagens com as propagandas do sistema (que hoje é até hilário de ver, assim como o do Windows XP). Pode levar alguns minutos.














Então o assistente anuncia a conclusão da instalação. E solicita a remoção de quaisquer mídias presentes. Se necessário, reconfigure o SETUP para iniciar o sistema pelo HD.


Este anúncio "Iniciando o Windows 95" é interessante. Até o Windows 3.x, era necessário bootar o Windows manualmente pelo MS-DOS. Com o Windows 95, isto já não era mais necessário (o que não significa que o sistema não precisava mais do DOS. Afinal, os Windows 9.x - isto até o ME - ainda não eram mais que uma interface gráfica para o simplório MS-DOS, da mesma forma como as distribuições baseadas em GNU/Linux funcionam até hoje).

Para quem acha que o processo de instalação acabou, se engana. Nas próximas imagens, será ilustrada a "última" (adiante explicarei o motivo das aspas) parte da instalação.


Aqui é onde se cria o usuário de acesso ao sistema. A senha não é obrigatória. Quando clica-se em Ok sem digitar a senha, ele insiste. É só clicar em Ok novamente.

Aqui é um dos recursos mais importantes não só do Windows 95, mas de todos os SOs que o sucedeu. Trata-se do famoso Plug and Play (PnP), que facilitou demais a detecção de hardware.


Agora é a instalação dos recursos. Aqui se Instala os recursos do Painel de Controle, dos atalhos do Menu Iniciar, da configuração da hora e da data e da impressora.




Assistente para a instalação da impressora. Não é necessário prosseguir. É só apertar "Cancelar".

E assim o processo de instalação termina. Só clicar em Ok para reiniciar.

A tela de carregamento do Windows 95 é uma nostalgia à parte.
Tela de inicialização do Windows 95 com o Internet Explorer instalado.

Antes de iniciar a Área de Trabalho, há os últimos ajustes de hardware. Pode levar alguns instantes.

E pronto! Esta é a Área de Trabalho do Windows 95 logo após a instalação. É impressionante como em mais de 20 anos este recurso segue praticamente o mesmo padrão!
Área de Trabalho original do Windows 95.

Abaixo está o famoso Menu Iniciar (hoje conhecido como Menu Clássico, incluído até o Windows Vista, sendo possível adicioná-lo ao Windows 7 e posteriores com o programa Classic Shell).
Menu Iniciar do Windows 95.

A seguir, vê-se o famoso "Gerenciador de Arquivos" do Windows 95, que a partir desta versão, passou a ser conhecido como Windows Explorer, na sua versão nativa (e bastante simplória).
Windows Explorer original do Windows 95.

Agora, vou explicar por que o processo de instalação ainda não está concluído. Normalmente, nas versões do Windows 95B  (OSR 2.0) e anteriores, era exibida uma tela de boas vindas (veja imagem abaixo), semelhante ao do NT 4.
Tela de Boas Vindas do Windows 95 original (não é exibida no Windows 95 OSR 2.5).

Mas, com a versão OSR 2.5, a primeira coisa que aparece, imediatamente após aparecer a Área de Trabalho, é o instalador do Internet Explorer 4 e do Active Desktop (Windows Desktop Update, que eu expliquei no artigo sobre o Windows NT 4), sem a possibilidade de cancelá-lo. O jeito é clicar em avançar.

Aqui define-se os Active Channels (que nem funcionam mais). Selecione Brasil e clique em Avançar.

Aqui os componentes serão instalados. Pode ser que o assistente estagne nos 78%, durante a instalação do RealPlayer 4. Se isto acontecer, Reinicie o computador, acesse a pasta C:\WIN95 (ou, se preferir, acessar o CD) e execute novamente o instalador, clicando no arquivo "IE4SETUP.EXE". De qualquer forma, o processo leva alguns minutos e, quando termina, ao invés de reiniciar o computador, ele reinicia o Windows Explorer, conforme as imagens abaixo.


E então a Área de Trabalho se transforma:
Área de Trabalho com o Active Desktop / Active Channel habilitado.

Internet Explorer

Exatamente uma semana antes do lançamento do Windows 95, ou seja, dia 17 de Agosto de 1995, era apresentado ao público o tão "amado" navegador Internet Explorer, baseado na versão licenciada do Spyglass Mosaic, fork do primeiro navegador comercial do mundo, o NCSA Mosaic (cujo crédito permaneceu até o IE 8), que veio fazer frente contra o concorrente popular da época, o Netscape Navigator. Apesar disso, ele não vinha nativamente nas primeiras versões do Windows 95, estando disponível apenas na versão em CD-R do SO, ou vendido separadamente junto ao pacote Microsoft Plus! (Este costume durou até o final de 1997, quando a Microsoft resolveu integrar o IE 4 ao Windows 98 e  Windows 95C e distribuí-lo gratuitamente aos sistemas compatíveis).

Nas versões OSR 2 em diante, a versão nativa do IE é a 3.

Após a instalação feita pelo assistente automático, a versão presente do IE passa a ser a 4 (versão, por sinal, divisor de águas do navegador, ditando seu "monopólio" - e um processo judicial nos ombros de Bill Gates - e a derrota letal do Netscape Navigator).

Mas a versão mais recente que o Windows 95 suporta é a 5.5 (a mesma que vem nativamente no Windows ME). Para baixá-la, clique aqui.

Junto com o IE 5.5, é atualizado o já antigo gerenciador de e-mails Outlook Express.

Microsoft Plus!

Para tornar o Windows 95 mais personalizável, e, de quebra, adicionar alguns recursos, pode-se instalar o pacote Microsoft Plus! para Windows 95 (cujo link para download está aqui). Ele foi muito famoso, já que trouxe ao mundo pela primeira vez o Internet Explorer 1.0.
Tela de inicialização do Windows 95 com o Microsoft Plus! instalado.

Uma coisa interessante é, que, após a instalação do pacote, o Windows reinicia da forma como ilustra a imagem abaixo:

O Plus! possibilita a troca de temas, sons, entre outros recursos de personalização variados, como pode-se ver nas imagens abaixo:
Configurador de Temas do Microsoft Plus! no Windows 95 OSR 2.5.

Janela de Propriedades de Vídeo com o Microsoft Plus! instalado.

Um dos recursos mais famosos do Plus! foi, sem dúvida, o Pinball. Com certeza, este jogo marcou época, por ser a diversão de muitos numa época em que a internet ainda estava engatinhando. Ele ficou presente até o Windows XP (mas é possível instalá-lo em versões posteriores do Windows, bastando baixar o pacote aqui e extraí-lo na pasta "C:\Program Files\Windows NT").
Pinball no Windows 95 OSR 2.5, instalado através do Microsoft Plus!.

Ferramentas do Windows

Este é o terminal do MS-DOS, também conhecido como "command.com". Aqui se podia acessar os comandos suportados pelo DOS, entre outras coisas.
Terminal do MS-DOS no Windows 95 OSR 2.5 (Obs.: A Versão 4.0.1111 corresponde, na verdade, ao OSR 2.0)

Lembra-se do ScanDisk do início da instalação? Pois é, ele também tem um modo gráfico (que, por sinal, é mais completo que a versão gráfica do Visualizador de Erros dos SOs Windows posteriores).
Microsoft ScanDisk em modo gráfico no Windows 95 OSR 2.5.

Opcionalmente, o Windows 95 já oferecia um Desfragmentador de Disco (que era creditado à Symantec, mesma empresa que desenvolve o antivírus Norton e o gerenciador de backup Ghost).
Desfragmentador de Disco no Windows 95 OSR 2.5.

Abaixo, veja outros recursos do Windows 95:
Microsoft Paint (anteriormente Paintbrush) no Windows 95 OSR 2.5, cujo design permaneceu praticamente inalterado até o Windows Vista, mais de 10 anos depois.

WordPad (antes chamado de Writer) no Windows 95 OSR 2.5, cujo design também permaneceu praticamente inalterado até o Windows Vista.

Calculadora no Windows 95 OSR 2.5.

Editor de Registro (regedit) no Windows 95 OSR 2.5.

O Microsoft DirectX, famosa API de jogos, surgiu na mesma época do Windows 95, mas não vinha nativamente no sistema. A versão mais recente é a 8.0a, que pode ser baixada aqui.
Ferramenta de Diagnóstico do DirectX (dxdiag.exe) no Windows 95 OSR 2.5, com a versão 8.0a instalada.

Windows Media Player

Nativamente, o Windows 95 vem com a "primitiva" versão 5.1, que era conhecido como "Mídia Player" e tinha poucos recursos. Oficialmente, o sistema suporta até a versão 6.4, da mesma forma que o Windows NT 4.
Windows Media Player 6.4 (Oficialmente a última versão) no Windows 95 OSR 2.5.

Mas é possível instalar a versão 7.1 do WMP (a mesma que vem nativamente no Windows ME). Baixando aqui, é só extrair os arquivos e executar o programa "setup_wm.exe". Antes, certifique-se que o sistema tenha o recurso DCOM - Componente de Modelo de Objeto Distribuível, traduzido livremente -  instalado (Para baixar a versão do DCOM para o Windows 95, clique aqui). O assistente de instalação é um pouco bugado, mas é possível instalar sem problemas. Ele irá solicitar o reinício da máquina, e o resultado será este:
Windows Media Player 7.1 no Windows 95 OSR 2.5.

Veja mais algumas imagens do Windows 95:
Janela de autenticação do Windows 95.

Área de Trabalho com o Active Desktop habilitado e o Microsoft Plus! instalado.

Janela das Propriedades do Sistema.

Janela Sobre o Windows (winver).

A imagem a seguir trata-se do Microsoft Editor, um editor de textos em 16 bits para MS-DOS, cuja última versão foi lançada para o Windows 95. Para acessá-lo, é só digitar no terminal o comando "edit.com". Provavelmente, ele foi descontinuado em função do editor de textos em modo gráfico, o famoso "notepad" (Bloco de Notas).
MS-DOS Editor no Windows 95 OSR 2.5.

A questão é que, por incrível que pareça, o MS-DOS Editor ainda está presente no SO da Microsoft. Abaixo, segue imagens do programa sendo executado nas compilações mais recentes do Windows 10 32 bits. O detalhe é que, desde versões anteriores do Windows NT (a partir do XP ou antes), este vem apenas em inglês.
Windows 10 May 2019 Update (codinome 19h1, versão 1903) Compilação 18362 x86, com o MS-DOS Editor sendo executado.

Nas versões mais recentes do Windows x86, para executar este e outros (raros) programas compilados em 16 bits pela primeira vez, é solicitada a instalação do recurso de compatibilidade  "NTVDM" (Windows New Technology Virtual DOS Machine), que pode ser habilitado nos Recursos do Windows.
Janela de instalação do recurso "NTVDM".

Observação: Desde os meus primeiros testes com o Windows 10 November Update (versão 1511), não tive muito sucesso em executar o edit.com, pois o NTVDM parava de responder. E isto persiste até a versão mais recente citada (e dificilmente será resolvido, "nesta altura do campeonato").
O MS Editor roda só na primeira vez e depois não abre mais, causando bug até no próprio CMD (pelo menos, em meus testes, o NTVDM já não dá crash como em versões anteriores, embora não funcione como deveria).

No mínimo é curioso a Microsoft ainda oferecer seus antigos programas em 16 bits nas versões do Windows x86 mais recentes, já que, nesta altura, não possui praticamente nenhuma utilidade mantê-los (pouquíssimas empresas e organizações ainda faz uso de programas legados, mas funcionais, em determinados cenários).

Infelizmente, pode ser que, dependendo das configurações do computador hospedeiro (na época era limitações de hardware), possa ter problemas para executar o Windows 95, e apareça a mensagem ilustrada abaixo:

Até hoje não consegui encontrar uma solução concreta para este problema, que pode ser crônico (já presenciei em uma máquina física). O único jeito é ficar reiniciando a máquina até uma hora o sistema resolver rodar (segundo o comentário do usuário Felipe Cardoso Nunes, dá para contornar o problema desativando a virtualização por hardware nas configurações do Virtual PC ou, se tiver alguma opção semelhante, em outros gerenciadores de máquinas virtuais).

A última versão do Microsoft Office que o Windows 95 suporta é o Office 2000 (v.9). Vale ressaltar que o sistema NÃO suporta o .NET Framework. E para instalar o Windows Installer correto (caso não tenha instalado o VM Additions), clique aqui.

Enfim, após um longo artigo (admito), pode-se concluir que o Windows 95 foi muito importante para a Microsoft, onde, mesmo que não tenha sido tão bem sucedido quanto o Windows 98, ele apresentou ao mundo várias funcionalidades presentes até hoje, como disse no início do artigo (mesmo que para isso, tenha destronado gigantes como a IBM e o seu OS/2, fora o Netscape, que já havia citado). O Windows 95 consolidou a usabilidade dos SOs Windows (e, inclusive, inspirou vários gerenciadores de janelas do GNU/Linux), tornando-o fácil e intuitivo, sendo lembrado até os dias de hoje.

E para quem quiser fazer o download da imagem de disco do Windows 95 OSR 2.5 em Português Brasileiro, clique AQUI.
Tela de Encerramento do Windows 95. Para máquinas com Fonte AT, mostrava ainda "Seu computador já pode ser desligado com segurança".

Para aproveitar melhor a experiência com o Windows 95 e conhecê-lo / relembrá-lo, sugiro os seguintes sites:

Agradeço pela atenção e paciência. Em breve voltarei com outro artigo sobre os SOs Windows mais antigos.


(Última atualização: 15/4/2019)