Navbar

3 de agosto de 2015

O Windows NT 4 (PT-BR) em 2015

Aviso: Para ver as imagens em resolução maior, clique com o botão direito e abra-a em nova guia (também dá para apertar a rodinha do mouse).


Depois de vários anos "caçando" por toda a internet a ISO em Português do Brasil do já obsoleto sistema operacional da Microsoft, o Windows NT 4, finalmente minha busca terminou e então, pude desfrutar de um sistema, hoje já considerado "jurássico", mas que tem sua participação na história da empresa fundada por Bill Gates e, portanto, toda uma nostalgia (principalmente para quem já conhece o sistema). E agora quero compartilhar esta experiência para quem estiver lendo este artigo neste momento.

Antes de tudo, o Windows NT 4 foi lançado em 1996, sendo o sucessor da família Windows NT (3.x), contando com várias versões, tais como "Workstation", "Server", "Terminal Server", "Embedded". Fala-se que, tanto o NT 4 quanto o 2000 foi baseado no projeto abandonado chamado de Cairo, apesar de as informações serem desencontradas. Dentre vários recursos, ele trouxe o design da sua versão equivalente para usuários domésticos, o famoso Windows 95 e o seu recém lançado "Menu Iniciar", unindo-o à robustez e confiabilidade do núcleo (kernel) NT. Teve 6 Services Packs (quase teve um sétimo, mas este acabou sendo lançado como um complemento - Update Rollup - ao SP 6, conhecido como Service Pack 6a). Seu suporte durou até meados de 2004, quando, já "aos trancos e barrancos", foi descontinuado, saindo aos poucos de linha e entrando para história. Mas seu legado é bastante significativo, pois contribuiu para o êxito da família de SOs baseados na Nova Tecnologia, (e, consequentemente, para o declínio dos sistemas baseados no defasado MS-DOS - principalmente, após o grande fracasso do Windows ME), a ponto de ser portado para uso doméstico, a partir do ainda mais famoso (e hoje finado) Windows XP, continuando até hoje (apesar das profundas modificações no kernel, hoje chamado de OneCore, dada às audaciosas ambições de unificar o SO para diferentes dispositivos) nas versões mais recentes do Windows 10.

Sempre achei estranho não encontrar nada na internet sobre esta versão do Windows em PT-BR (apesar de já ter visto de perto recentemente uma caixa lacrada do Windows NT 4 Workstation em Português), mas esta notícia, datada de 1996, que (por incrível que pareça) ainda está hospedada nos servidores da Microsoft, comprova, para quem não sabe, que o Windows NT 4 foi, sim, lançado no Brasil.

Depois deste breve contexto histórico, agora vou mostrar, em detalhes, como funciona a instalação da imagem de CD do Windows NT 4 Workstation em PT-BR, além de outras coisas. Todo o processo descrito a seguir foi realizado no programa Microsoft Virtual PC SP1, que pode ser baixado aqui ou aqui .

Observação: Para quem já instalou o Windows XP, saiba que o processo de instalação do NT 4 é semelhante, só que mais detalhado.

Então, para começar, após a inserção da iso e o boot, na tela de boas vidas, é só clicar ENTER para dar início à instalação.

Daí o programa vai reconhecer o leitor de CD. Caso não tenha problemas, é só clicar ENTER.

Como o sistema só reconhece partições de até 4 GB, ele informa esta limitação, dependendo do tamanho do HD (no meu caso, eu defini 8 GB). É só apertar ENTER.

Aí, no meu caso, ele identifica que o disco é novo e ainda não foi formatado. Para continuar, aperte C.

Em seguida, é necessário dar PAGE DOWN e apertar F8 para concordar com o famoso EULA (Contrato de licença da Microsoft).


Mais uma detecção de hardware. Caso não tenha o que configurar, é só  dar ENTER.

Enfim, chegou a parte do particionamento. Como dito anteriormente, para a instalação dar certo, a partição não pode ser maior que 4 GB (4096 MB).

No meu caso, criei duas partições, uma com os 4 GB e outra com o restante.


Feito isso, é só definir a formatação pelo sistema de arquivos NTFS (que é o recomendado).


Após a formatação, é necessário definir a pasta onde serão salvos os arquivos do sistema. Para não ter problemas, o ideal é manter o caminho como "\WINNT", como mostra a imagem.

Depois, o programa sugere a verificação do HD em busca de problemas.


Só então os arquivos essenciais são copiados. (Percebe como no XP as coisas eram bem menos demoradas e sem tanta "encheção de saco"?)

Feito isso, o programa pede para remover quaisquer mídias externas e clicar ENTER para reiniciar o PC.

Após o reinício, há um gerenciador de inicialização, que exibe as versões disponíveis do sistema. Em seguida, o sistema é carregado.


Na primeira vez, o sistema faz uma verificação de hardware e, em seguida, reinicia.

Após o reinício, o Programa de instalação é retomado, mas agora em modo Gráfico.

Ao clicar em avançar, é exibido as Opções de Instalação. No caso, escolhi "Personalizado".

Na tela seguinte, define-se o Nome e a Empresa do usuário, para personalizar o sistema.

No registro, a serial utilizada foi esta: 419-1343253

Em seguida, pede-se o Nome do computador, para fins de identificação da máquina num Domínio ou Grupo de Trabalho, por exemplo.

Na tela da Conta do Administrador pede-se para definir uma senha.

Na tela de Recuperação, pede-se para criar um disco de recuperação (função que existe até hoje).

Daí vem a tela da Seleção de Componentes (Talvez a parte mais divertida de todo o processo).

Em seguida o programa parte para a 2ª parte da instalação em modo gráfico.

Na parte de configuração de rede, optei por definir mais tarde (Abaixo eu explico o porquê).

E a 3ª parte, que é a conclusão (finalmente), o programa faz as últimas configurações.

Nesta parte também pode-se definir a Data e Hora (O Fuso Horário GMT-3 não é apontado por padrão).

Também define-se as Propriedades de Vídeo. Ambas as opções podem ser ajustadas posteriormente.

E, a partir das configurações dadas em toda a parte gráfica da instalação, os arquivos são copiados.

E então o programa de instalação chega ao fim. É só clicar em reiniciar.

Esta é a tela de boot do Windows NT 4 Workstation (Era o meu sonho ver esta imagem em português).

Antes de tudo, a famosa combinação de teclas, idealizada pela IBM: CTRL + ALT + DEL.

Daí vem a parte da Autenticação.

E enfim, a Área de Trabalho é exibida. Fica bastante evidente a influência do Windows 95 no design do NT 4.

Como a iso vem apenas com o Service Pack 1 integrado, é necessário instalar o pacote de serviços mais recente. Para baixar o Service Pack 6a em PT-BR, clique aqui ou aqui.


Feito isso, o sistema solicitará o reinício (o que é frequente nos SOs da Microsoft após cada modificação interna do sistema, principalmente nos produtos dos anos 90).

Se tudo deu certo, o sistema já será exibido como "Service Pack 6" nas suas principais telas. Com o pacote instalado, pode-se "brincar" um pouco mais com ele.

Tela do winver (Sobre o Windows). Perceba a descrição "Service Pack 6a" (diferente da versão em inglês, que diz "Revised Service Pack 6").

Como esta área de trabalho não é tão funcional, existe a opção de instalar o recurso Desktop Update no Windows NT 4 (assim como no Windows 95). Para quem não sabe, este recurso foi implementado pela Microsoft a partir do Windows 98 (diz-se que já era planejado desde o abandonado projeto Nashville, que seria uma espécie de "Windows 96"), trazendo novidades como a "Barra de Acesso Rápido", onde permitia lançar ícones de qualquer programa ao lado do botão do "Menu Iniciar" (recurso melhorado a partir do Windows 7). E para instalar o recurso, é necessário instalar o Internet Explorer 4.01 SP2 (que substitui a versão 2 que vem nativamente no sistema). Para baixar, clique aqui.

Se tudo deu certo, a Área de Trabalho ficará mais ou menos como na imagem:
Área de Trabalho com o recurso Desktop Update instalado (perceba a barra de inicialização rápida ao lado do botão Iniciar).

Com o Desktop Update instalado, pode-se então, instalar o Internet Eplorer 6 SP1, que foi a mais recente versão do "tão amado" navegador para o sistema. Clique aqui para baixar.
O "tão odiado" navegador Internet Explorer 6 com o SP1 (Hoje ele está praticamente "descontinuado").

Dentre várias ferramentas, o IE 6 SP1 vem com o famoso programa de e-mails da Microsoft, o Outlook Express, aqui na sua versão 6.
Outlook Express 6, o antigo gerenciador de emails da Microsoft.

Também dá para instalar o Windows Media Player 6.4, a versão mais recente para o NT 4 (e também para o 95). Ele pode vir junto com o IE 6 SP 1. Mas, se for necessário, clique aqui para baixar.
Windows Media Player 6.4 no Windows NT 4 SP6a.

Mas, assim como no Windows 95, é possível instalar o WMP 7.1. Baixando aqui, é só extrair os arquivos e executar o programa "setup_wm.exe" (certifique-se de ter o Service Pack 6a instalado). O assistente de instalação é um pouco bugado, mas é possível instalar sem problemas.
Instalador do Windows Media Player 7.1 sendo executado no Windows NT 4 SP6a.

Ele irá solicitar o reinício da máquina, e o resultado será este:
Windows Media Player 7.1 no Windows NT 4 SP6a.


Mais algumas imagens do Windows NT 4:
Windows NT Explorer, o gerenciador de arquivos do Windows, com o recurso Active Desktop instalado.

O famoso Menu Iniciar do Windows NT 4.

Editor de Registro do Windows.

Painel de Controle do Windows NT 4, com o recurso Active Desktop habilitado.

Microsoft Paint, o famoso criador de imagens do Windows, presente desde a versão 1 (Obs.: Foi lançado um patch, na época, para o Paint, atualizando-o para a versão 5.0.1523.1. Infelizmente, não encontrei o patch em português).

Microsoft WordPad, famoso editor de texto básico do Windows.

Também foi lançado na época um pacote do jogo Spider (também conhecido como Paciência Spider nas versões posteriores do Windows), diretamente do Windows ME. Infelizmente, ele também está em inglês. Para quem quiser baixar, clique aqui.
Microsoft Spider, jogo portado do Windows ME para o NT 4.
Oficialmente, a famosa API para jogos, o Microsoft DirectX, lançada inicialmente em 1995, chegou até a versão 3 para o Windows NT 4. Mas existe um pacote em inglês do DirectX 5 extraído do Windows NT 5 (Windows 2000 Beta) que pode ser instalado manualmente. O resultado pode ser visto abaixo:
Janela de Propriedades do DirectX, em inglês (Como dá para reparar, é informado que está a versão 6 instalado, provavelmente, por causa de algumas atualizações que instalei).

Para quem quiser se aventurar um pouco mais, pode-se achar, ainda, algumas atualizações de segurança e hotfixes do sistema pela internet, através dos servidores da Microsoft (como o .NET Framework 1.1, por exemplo). Também dá para testar o Microsoft Office XP, que é a versão mais recente suportada pelo sistema.

Concluindo, quem vê o Windows NT 4 hoje em dia pode achá-lo jurássico, ultrapassado e velho, em comparação com as versões mais recentes do sistema (do XP para cima, pelo menos), mas foi um produto largamente implantado por empresas e corporações durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000 (tanto que, quando chegou o final do suporte, ainda havia vários servidores com o NT 4 instalado - semelhante ao que acontece com o Windows Server 2003 atualmente, com o suporte encerrado em julho deste ano). Mas quem acompanhou o artigo até aqui, pode perceber o quanto o Windows evoluiu, como eram suas funções há quase 20 anos atrás, e como ele era enxuto e com tecnologias que hoje já não são mais utilizadas, como o suporte ao disquete. Para se ter uma ideia, o sistema ainda nem suportava nativamente o USB, periférico lançado apenas em 1998.

E para quem procurou incansavelmente o Windows NT 4 e/ou quer experimentar este pedaço da história da informática, pode clicar AQUI para baixar a iso em PT-BR.

E para quem está executando o sistema pelo Virtual PC, pode perceber que o áudio não funciona. É só seguir as dicas contidas neste vídeo, que está em espanhol:


E quanto à rede, é só ir em INICIAR-CONFIGURAÇÕES-PAINEL DE CONTROLE-REDE e seguir as instruções. É preciso ter o Virtual Additions instalado. Falando nisso, o Additions só suporta o Windows NT 4 SP 6. Para poder instalar o Service Pack após o sistema recém instalado, uma forma é criar uma iso com o pacote (aproveite para incluir também outras atualizações) em programas, como o ImgBurn.


Abaixo estão alguns links úteis para aproveitar melhor a experiência com o Windows NT 4 em 2015:
Agradeço por seu tempo e atenção e até a próxima.


(Última Atualização: 5/5/2017)