Navbar

17 de fevereiro de 2014

[DEPRECIADO] Um pouco sobre o Windows 8

Este é um outro relatório feito no curso de Técnico em Informática, junto com uma colega, que fala, de forma resumida, sobre o Sistema Operacional da Microsoft, o Windows 8.

O Windows 8 é um Sistema Operacional da Microsoft, sendo o sucessor do Windows 7, e antecessor do recém lançado Windows 10. Ele foi feito para rodar em qualquer aparelho (desktop, tablet, híbrido, notebook, etc.). Atualmente ele roda no kernel NT 6.2 (que foi atualizada para a a versão NT 6.3 com o Windows 8.1 em 2013, que por sua vez, recebeu um Update Rollup em Abril de 2014, também conhecido como Update 1). Foi anunciado oficialmente durante uma conferência do produto em 2011 por Steve Ballmer, CEO da Microsoft. No mesmo ano, na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Microsoft anunciou que o suporte a system-on-a-chip (sistema em um chip) e a processadores ARM estariam inclusos no Windows 8 (no caso, adaptados para a versão RT).
A Microsoft lançou o Windows 8 Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012. No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Release Preview. A versão final foi lançada mundialmente em 26 de outubro de 2012.
Primeiramente, a interface totalmente renovada e os novos aplicativos chamaram atenção do público, em especial a Tela Iniciar (que foi baseado no Windows Phone). Apesar da nova interface, também é possível utilizar a interface de Desktop assim como nos sistemas anteriores. Além disso, o Windows 8 possui um boot (inicialização) cerca de 30% a 70% mais rápido do que nas versões anteriores, podendo chegar a iniciar em apenas dois segundos. Também suporta comando de voz, USB 3.0, o novo Internet Explorer 10 (renovado, com dois ambientes – aplicativo e desktop), o novo Gerenciador de Tarefas (totalmente reformulado e mais intuitivo), o Windows Defender (ficando semelhante ao antivírus da Microsoft, o MSE), o Windows Explorer (baseado na interface Ribbon, já famosa no Office), a busca foi aprimorada, a BSOD (Tela Azul da Morte) foi renovada – apesar de raramente aparecer no sistema, etc. Porém, removeram a função de executar DVD no Windows Media Player, o Media Center já não vem mais por padrão e a versão presente não é atualizada desde 2009 (somente mediante a adição do Media Center Pack ao SO), o Menu Inciar foi substituído pela Tela Iniciar, a interface Windows Aero foi removida por um design mais simples, além dos gadgets que também foram removidos.
Seus requisitos praticamente não foram alterados em relação ao Windows Vista e o 7, suportando arquitetura x-86 e x-64, além do ARM (o Windows RT, mais limitado em relação à versão de desktop, não podendo executar programas, por exemplo), exigindo um processador de, no mínimo, 1 GHz; 1 GB de RAM; de 16 a 20 GB de espaço no HD.
Enfim, o Windows 8 é revolucionário e surpreendente, mas até agora não caiu no gosto dos usuários. Segundo dados do The Next Web (divulgado pelo Tecmundo), tanto o Windows 8 quanto o 8.1 atingem apenas 10% do mercado de sistemas operacionais. O Windows 7, em comparação, ainda domina uma fatia cinco vezes maior, enquanto o Windows XP mantém-se firme com 30% do mercado.