Navbar

2 de setembro de 2019

[DEPRECIADO] Android 9 Pie: quais dispositivos receberão a atualização?

[ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/09/2020]

Marca completa, com logotipo e mascote oficial do Android Pie, versão 9 do SO móvel da Google.

NOTA DO EDITOR: Esta é uma série de relações postadas originalmente por Celso Vieira (CAV) no fórum do site AndroidPIT, cujo conteúdo bem como os comentários relacionados são de responsabilidade dele.

Artigos que listam smartphones e tablets e a situação deles quanto a uma determinada atualização do Android costumam atrair bastante público e gerar muito engajamento aqui no Brasil, além de já ser praticamente uma tradição em sites que abordam tecnologia e mercado mobile.

O problema é que, até então, era difícil encontrar listas confiáveis e bem estruturadas em sites brasileiros; os que mais chegavam perto eram as lista do AndroidPIT e do Meu-Smartphone (este, que utilizava boa parte da lista do AndroidPIT), contudo, a listagem de ambos têm defeitos.

Tendo em vista essa situação, este artigo buscará trazer a relação mais completa e organizada possível de dispositivos móveis contemplados com o Android 9 Pie.

Abaixo estão os status utilizados para determinar a situação de um dispositivo:
  • Atualizado: Processo de atualização em andamento ou concluído;
  • Aguardando Atualização: Atualização confirmada (oficialmente ou extraoficialmente, quando a mesma é praticamente garantida considerando questões como histórico das gerações anteriores ou categoria do aparelho), mas que está em desenvolvimento (aparelhos cuja atualização está em fase de testes internos ou externos também se enquadram nesse status) ou simplesmente pendente;
  • Aguardando Confirmação: Atualização que pode acontecer, mas que ainda não foi confirmada oficialmente;
  • Não Receberá: Aparelho não elegível para a atualização, por fatores mercadológicos (tempo de mercado, vendas, presença ou não de gerações mais recentes daquele aparelho), fatores técnicos (incompatibilidade de hardware por ausência de drivers atualizados ou que possam proporcionar resultados dentro de um ou mais padrões de qualidade, falha no projeto decorrente de componentes funcionando de forma inadequada) ou fatores internos.

OBSERVAÇÃO: É possível que alguns aparelhos que podem ser elegíveis a receber o Android 10 não estejam na lista; estes poderão ser incluídos posteriormente.

Para facilitar a navegação, a lista aborda os seguintes fabricantes do Brasil e do exterior:

Vamos começar com as fabricantes que atuam no Brasil:

ASUS

Os aparelhos Zenfone Max M2 (M1), Zenfone Max Plus M1, Zenfone Selfie, Zenfone Live L1, Zenfone 4, Zenfone 4 Max Pro, Zenfone 4 Max, e Zenfone 4 Selfie possuem o Android 9 Pie disponível em versão beta, mas não receberão uma versão estável, já que a Asus desistiu de lançar a atualização oficialmente para esses aparelhos.

O Zenfone 5 Selfie foi atualizado para o Android 9 Pie, mas não há informações no site da Asus a respeito. No entanto, o site Zenfone Brasil confirma a informação.

LG

O LG V35 ThinQ e o G6 receberam o Android 9 Pie em outras regiões, mas não receberão no Brasil. Não há informações sobre essa decisão por parte da LG do Brasil.

O LG Q7+ e LG Q Note+ receberam o Android 9 Pie, mas apenas as edições norte-americanas (Q7+ da T-Mobile, Stylo 4 - Q Note+ desbloqueado e Stylo 4+ - Q Note+ da operadora AT&T), que possuem o chipset Qualcomm Snapdragon 450 (a edição brasileira de ambos os aparelhos utiliza o chipset Mediatek MT6750S).

Motorola

Sobre o Moto Z2 Force, é interessante ressaltar sua situação nos Estados Unidos, onde apenas a edição da operadora Verizon foi atualizada para o Android 9 Pie, enquanto as outras variantes permaneceram no Android 8 Oreo.

Samsung

O Galaxy A7 2017 internacional (SM-A720F) teve a certificação junto a Wi-Fi Alliance atualizada (inclusive a edição brasileira) com testes realizados no Android 9 Pie, mas a atualização não aconteceu, e há de se reconhecer que a atualização sempre foi bastante improvável. O Galaxy A7 2017 da Coréia do Sul (SM-A720S) foi o único contemplado, por ter saído de fábrica com o Android Nougat (a edição internacional foi lançada com Android Marshmallow).

O Galaxy J2 Core também teve algumas certificações junto a Wi-Fi Alliance atualizada com testes realizados no Android 9 Pie, incluindo o modelo brasileiro (SM-J260M) . Algum tempo depois, as certificações do J2 (Metro by T-Mobile), J2 Pure, J2 Dash e J2 Shine (edições norte-americanas do J2 Core, com 2 GB de RAM e edições regulares do Android e da Samsung Experience) também foram atualizadas. Contudo, apenas o J2 Dash e o J2 Shine foram atualizados para o Android 9 Pie com a One UI 1.1 (posteriormente a operadora Straight Talk lançou sua edição do J2 Core já com Android 9 Pie de fábrica, mas com a One UI 1.5). No Brasil, ele chegou a ser listado no cronograma do Samsung Members com previsão de ser atualizado em Maio de 2019, mas em Junho de 2019 ele foi removido do cronograma, e não retornou desde então. Contudo, em Agosto de 2019, a Samsung Brasil publicou no seu site um artigo sobre o Android 9 Go Edition, dizendo que o Galaxy J2 Core seria atualizado, mas isso não se concretizou, e o artigo foi removido em Maio de 2020.

O Galaxy J4 Core chegou a ser listado no cronograma brasileiro do Samsung Members com previsão de receber a atualização em Maio de 2019. Porém, em Junho de 2019, ele foi removido do cronograma, e não retornou desde então. Contudo, a Samsung Brasil confirmou em diversas ocasiões por meio de seus perfis no Twitter que o Galaxy J4 Core seria atualizado para o Android 9 Pie, mas as postagens possivelmente não eram precisas. Ele também esteve no mesmo artigo sobre o Android 9 Go Edition citado anteriormente.

Sony



Xiaomi



Outras fabricantes



Agora vamos tratar dos aparelhos de fabricantes que não atuam oficialmente no Brasil, mas que são conhecidas por muitas pessoas no nosso país.


BlackBerry

A mudança de foco da BlackBerry em 2019 que fez a divisão de dispositivos móveis ficar em segundo plano (afetando até mesmo os patches de segurança dos smartphones, onde ela mais se destacava) e a não renovação dos direitos de uso da marca pela TCL em Agosto de 2020 comprometeu os planos de atualização para o Android 9 Pie de diversos aparelhos que tinham condições de recebê-la.

Google


HTC


Huawei


Lenovo

O Lenovo Z5 chegou a receber uma versão beta da ZUI 10 baseada no Android 9 Pie, mas não há informações de uma versão estável da atualização.

Sharp


Vivo


ZTE


Outras fabricantes



Fontes:

Não deixe de dar uma olhada nas outras relações abaixo. Fique ligado no Blog de Bruno A. Vieira.