Navbar

18 de setembro de 2016

[DEPRECIADO] Tutorial de instalação do Windows Phone 8.1 Update 2 em 2016

Aviso: Para ver as imagens em resolução maior, clique com o botão direito e abra-a em nova guia (também dá para apertar a rodinha do mouse).

Introdução

É verdade que a versão do sistema operacional mobile proprietário da Microsoft que falarei neste artigo já não é a mais recente, tendo em vista que o Windows 10 Mobile está disponível faz algum tempo, pelo menos para os dispositivos elegíveis, mesmo que a adesão ainda esteja relativamente pequena (a versão atual conta com apenas 16%, em detrimento dos mais de 77% de participação do Windows Phone 8.1, segundo o levantamento de Dezembro de 2016 feito pelo blog AdDuplex - até a data da última revisão, o mais recente sobre o assunto), podendo dizer que está praticamente restrita aos participantes do programa de testes públicos Windows Insider, além dos entusiastas que conhecem melhor o aparelho que está utilizando (na maioria dos casos, é necessário baixar o app Supervisor de Atualização na Loja - o que, na prática, não é tão acessível assim, se compararmos com o sistema OTA do Android dos aparelhos Nexus, por exemplo).

E aí que vem a questão: e os dispositivos da geração x2x (620, 1020, 1320...), que ficaram a ver navios pela empresa de Seattle, com a atual Redstone 1 (10.0.14393)? E principalmente, e aqueles com os smartphones que possuem apenas 512 MB de RAM, que tiveram a falsa esperança de que iriam receber o Windows 10 Mobile, mas foram rejeitados no meio do caminho? Pelo menos, no primeiro caso, para os dispositivos suportados, ainda se consegue chegar até o último lançamento da geração anterior do Windows 10 Mobile (Threshold 2), que é a compilação 10.0.10586.545. Já no segundo caso, a coisa é mais complicada (há tutoriais na internet que ensinam como instalar, mas, além de não ser fácil, exige uma série de pré-requisitos, e o resultado pode não ficar satisfatório - aqui ou aqui os links do tutorial que encontrei para instalar o Windows 10 Mobile no Nokia Lumia 530, cujo aparelho entrarei mais em detalhes depois, caso você queira fazer por sua conta e risco).

A maior parte dos aparelhos que suportam o Windows Phone 8.1 devem possuir disponível até a atualização GDR1, também conhecida como Update 1 ou 8.1.1 (8.10.14147.180 até 8.10.14234.375), lançada em Agosto de 2014, e incluída com a atualização Lumia Denim para os smartphones da linha de aparelhos homônima da Microsoft Mobile (anteriormente pertencente à saudosa Nokia), a partir de Outubro do mesmo ano. Na realidade, esta é a versão mais acessível para os aparelhos do mercado, com exceção dos aparelhos da geração x40, que falarei a seguir.

Mas surpreendentemente, junto com os primeiros lançamentos da versão de testes do Windows 10 Mobile, a Microsoft resolve lançar, em Março de 2015, a atualização GDR2 do Windows Phone 8.1 (8.10.15116.125 até 8.10.15148.160 - esta última, provavelmente, restrita aos aparelhos da geração x40), também conhecida como Update 2 ou 8.1.2, que veio embarcado nos aparelhos Microsoft Lumia 540, 640 e 640 XL, cuja disponibilidade para os outros dispositivos foi limitada aos Insiders, como fala esta notícia da época. Por esta razão, a repercussão foi um tanto restrita e durou poucos meses, sendo praticamente esquecida pelos usuários, em razão de todo o hype causado pelas compilações da versão mais recente do SO mobile da Microsoft.

Contudo, mesmo passando tanto tempo após seu lançamento, ainda é possível instalar o Windows Phone 8.1 Update 2 no aparelho que esteja com as atualizações mais recentes do GDR1. E é isto que eu irei mostrar neste artigo. Aviso: o suporte ao Windows Phone 8.1 será encerrado em 11 de Julho de 2017.

Já não é mais possível instalá-lo pelo app do Windows Insider, mas existem outros tutoriais, já um pouco antigos, que mostram alternativas para aplicar a última versão do Windows Phone 8.1, mas que ainda funcionam. Caso você seja um seleto usuário de algum aparelho que funcione com o SO mobile da empresa de Seattle, e queira instalar a GDR2, tenha em mente que o processo não é tão simples, exige certa atenção e conhecimento, além de um pouco de paciência. E reitero: FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

Com base nestes tutoriais (aqui, aqui ou aqui - todos em inglês), mostrarei como fiz para atualizar o smartphone Nokia Lumia 530 Dual SIM (RM-1020), de cor branca, com firmware da operadora brasileira Vivo (02074.00000.15234.28002), em 18 de Setembro de 2016; e, no final, relatarei mais detalhes sobre este Update 2.

Antes de tudo, estes são os requisitos exigidos para este tutorial:
  • Computador com Windows 7 ou superior (recomendado Windows 8.1 em diante)
  • Smartphone, preferencialmente, da linha Lumia, com Windows Phone 8.1 GDR1 / Update 1 instalado (8.10.14219.341 ou superior) com entrada para MicroSD, limpo (resetado ou flasheado - muito cuidado ao fazer a segunda opção), SEM o app Preview for Developers instalado (segundo o tutorial do terceiro link, o procedimento também funciona no aparelho Samsung ATIV S)
  • Cartão de Memória MicroSD e Cabo MicroUSB
  • Drivers necessários (no caso, instale também o Windows Device Recovery Tool, para auxiliar na detecção do aparelho, ou mesmo, se algo der errado e tiver que reinstalar o sistema - o que, ressalto, é pouco provável de acontecer)
  • Windows Phone SDK 8 ou SDK 8.1 Lite (geralmente vem instalado com o Visual Studio - de preferência o 2013, mas instale-os mesmo assim - qualquer um dos dois, mas, se quiser, instale o primeiro e depois o segundo)
  • CustomPFD_0003.xap (Editor de Registro para o smartphone)
  • CustomWPSystem_0500.xap (instalador específico de app XAP para o smartphone - Outras versões para aparelhos Lumia 6xx e 7xx podem ser encontradas aqui)
  • Aiyingyong-PC 4.6 (executável) e/ou 4.8.1 (extraia para a pasta C:\Arquivos de Programas\爱应用PC版 ou C:\Arquivos de Programas (x86)\爱应用PC版, se necessário) 
  •  WPV XAP Deployer 2.0 (utilizado junto com o Aiyingyong-PC)
A seguir, um vídeo que mostra como funciona o processo (em inglês). Em seguida, veja o passo a passo para a realização do procedimento.



Parte 1 (Preparação)

  1. Faça o Hard Reset do aparelho, caso ainda não tenha feito, de preferência, com a combinação de teclas (o procedimento é necessário, principalmente se tiver instalado o app Windows Insider, que altera profundamente o sistema).
  2. Após o reset, configure o Assistente de Configuração, mas não conecte sua Conta da Microsoft ainda. 
  3. Vá até o Sensor de Armazenamento >> Telefone >> aplicativos+jogos  >> selecione tudo >> desinstalar.
  4. Em seguida, conecte sua Conta da Microsoft, atualize todos os apps e procure atualizações do sistema, se tiver.
  5. Volte para o Sensor de Armazenamento >> Armazenar novos aplicativos em 'telefone'.
  6. Agora conecte seu smartphone no computador utilizando o Cabo USB.
  7. Utilize um dos métodos abaixo para prosseguir com o procedimento (SDK Lite ou Aiyingyong-PC)
  8. Verifique se o aplicativo CustomWPSystem consta na lista de aplicativos do seu aparelho.
  9. Em seguida, copie o outro arquivo XAP,  CustomPFD_0003.xap, para a memória externa (Cartão SD) do seu aparelho, através do computador. Em seguida, já pode desconectá-lo.
  10. No aparelho, retorne ao  Sensor de Armazenamento >> Armazenar novos aplicativos em 'cartão SD'
    Então, vá até a Loja e instale o Preview for Developers, mas NÃO abra-o após a instalação. Então, é só voltar para a Tela Inicial.
  11. Em seguida, abra o app CustomWPSystem >> Clique na barra vermelha "SD Card permissions" >> Selecione "cartão sd" >> Clique em "concluído" >> a barra vermelha ficará verde.
  12. Então  role até a seção "Modding selected app", e clique em "Select the XAP" >> Telefone >> cartão sd >> Documents >> e selecione "CustomPFD_0003.xap" >> Apply XAP >> Aguarde até ver a mensagem "Operation completed!...." >> Feito >> Feche o app.

Método SDK Lite

Screenshot do Windows Phone Developer Registration, componente do WP SDK 8.x.

Após instalar o SDK Lite, acesse o Menu Iniciar >> Programas >> Windows Phone SDK 8.x >> Windows Phone Developer Registration >> Register >> Entre com sua Conta de Desenvolvedor >> Done >> Feche o programa (a Conta de Desenvolvedor é uma Conta da Microsoft válida, do contrário, não funcionará; neste caso, tente o outro método)
Em seguida, retorne para o Menu Iniciar >> Programas >> Windows Phone SDK 8.x >> Windows Phone Application Deployment 8.1 >> Target = Device; App = "[Caminho do Arquivo]\CustomWPSystem_0500.xap" >> Abrir >> Deploy >> Deploying File >> App deployment complete. >> Feche o programa.

Método alternativo: Aiyingyong-PC

Tela principal do Aiyingyong-PC (sim, como o nome e a imagem acima indicam, o programa é chinês - e, infelizmente, não tem tradução, nem mesmo para o inglês).

Caso o método anterior não tenha dado certo, este método permite a instalação de até 10 aplicativos. xap mediante o desbloqueio do SO do aparelho (semelhante ao processo root do Android ou mesmo o jailbreak do iOS, na medida das proporções). Com o Aiyingyong-PC e o WPV XAP Deployer 2.0 em "mãos", siga atentamente os passos do vídeo abaixo e, ao abrir o WPV, vá em Add XAP files >> "[Caminho do Arquivo]\CustomWPSystem_0500.xap" >> Abrir >> Deploy >> Deployment Completed >> Feche o programa..




Observações:
  • Caso dê algum erro com o Aiyingyong-PC, mas os drivers estejam devidamente instalados, tente abrir o WPV XAP Deployer 2.0 e realizar a cópia do arquivo mesmo assim, pois tem a chance de o aparelho já ter sido desbloqueado. Em todo caso, verifique em outro computador, se possível e, de preferência, com os requisitos observados acima.
  • Há outras formas de desbloquear (fazer o jailbreak) do aparelho. Tem tutoriais como esse; com o próprio SDK Lite; ou mesmo com o programa Windows Phone Internals (é importante frisar que nem todos os aparelhos são suportados). Leia-os atentamente (os tutoriais do Fórum XDA Developers são em inglês) e, caso não se sinta seguro, assista vídeos na internet. Mas o objetivo deste tutorial é permitir a instalação de arquivo XAP para dar continuidade ao procedimento.


Parte 2 (Edição de Registro)

  • Abra o app 'Preview for Developers' (é o app CustomPFD sobreposto, caso tenha dado tudo certo). Navegue em HKLM >> SYSTEM >> Platform >> DeviceTargetInfo.
  • Edite o registro (Curiosidade: as informações utilizadas são de uma OEM da CEI): 
PhoneMobileOperatorName >> 000-88 >> Write
PhoneManufacturerModelName >> WinWin >> Write
PhoneManufacturer >> HIGHSCREEN >> Write
  • Feito isso, volte à lista de aplicativos, e vá em Configurações >> atualização do telefone >> verificar atualizações.

Observação:  após a atualização, reverta as chaves para os valores padrão. Pode ser que o app 'Preview for Developers' desapareça da Lista de Aplicativos. Então, a única forma de restaurar o registro seria resetando o aparelho, caso sinta necessidade. Vale ressaltar que as informações em si não irão influir diretamente no sistema, já que o Windows Phone 8.1 não será mais atualizado.

Parte 3 (Processo de Atualização)

O sistema demorará alguns minutos para procurar as atualizações e, se deu tudo certo até aqui, imediatamente a atualização será baixada (com base no que observei, pelos meus cálculos - já que o contador e a barra de progresso não é precisa, a atualização possui cerca de 143 MB).

Assim que baixar, o sistema levará vários minutos para preparar a instalação do sistema. Seja paciente.
 
Ao término da preparação, o sistema avisará que a atualização está pronta para ser instalada. Você pode adiá-la ou clicar em 'instalar' (No caso do Nokia Lumia 530 Dual, utilizado no teste, a versão instalada foi a 8.10.15137.148).



Imediatamente ao clicar em 'instalar', o sistema será encerrado.


E a atualização será instalada. Isto levará alguns minutos. Em seguida, o sistema será reiniciado automaticamente.


Após o reinício, ele ainda irá demorar um pouco até fazer os últimos ajustes. Se chegou até aqui,  calma que já está quase acabando.


E, se deu tudo certo, o processo estará concluído (leia a observação da Parte 2).


Novidades no Windows Phone 8.1 Update 2

Em relação ao GDR1, o Windows Phone 8.1 GDR2 trouxe melhorias interessantes. Dentre as quais:
O ícone que indicava para a direita (WP8.1 GDR1 - imagem da esquerda) foi substituído pela descrição 'Todos os aplicativos' (WP8.1 GDR2 - imagem da direita).



A seção de Configurações foi bastante modificada. Um dos grandes pedidos da época, as opções foram divididas em seções. Perceba a ausência das letras grandes, já que todas as opções foram unificadas. Além disso, ficou possível pesquisar a opção desejada (WP8.1 GDR1 - imagem da esquerda; WP8.1 GDR2 - imagem da direita).


Além disso, no WP8.1 GDR2, é possível alternar entre as seções desejadas, clicando em cima de uma.


O app extras+informações (renomeado para 'Extras e informações') sofreu algumas modificações, também perdendo o título em letra grande, e exibindo mais detalhes. Na imagem acima (WP8.1 GDR1 - esquerda; WP8.1 GDR2 - direita), percebe-se que vários componentes do sistema foram atualizados.


A opção 'sobre' no WP8.1 GDR2 mostra alguns detalhes a mais, em relação à versão anterior. Por exemplo, passou a ser possível renomear o nome do aparelho, informação exibida durante o pareamento Bluetooth, por exemplo.

Antes só era possível renomear o dispositivo no computador.

Outras novidades:
  • Adicionado suporte para as linguagens Bangla, Khmer, Kiswahili e Lao
  • Duplo toque na tela para desligar a tela (Configurações >> entrada+acessibilidade >> barra de navegação) - Disponível apenas para os dispositivos da geração x40
  • Novas tecnologias Bluetooth
  • Tecnologia Video over LTE
  • Suporte a execução de vídeos de contêiner Matroska (.mkv)
  • Proteção antifurto ao restaurar o smartphone
  • Permissões de app customizadas para o calendário, câmera, contatos, mensagens e microfone.

Conclusão

Enfim, espero que este tutorial possa ajudar quem se interessa em mexer um pouco mais fundo em seu smartphone com Windows Phone 8.1, mas é impedido pelas restrições impostas pela Microsoft, ou mesmo não deseja instalar o Windows 10 Mobile (se o seu aparelho é elegível, recomendo bastante que você atualize para a versão mais recente, para ter acesso a novos aplicativos, novas funções e uma experiência diferenciada e melhorada). Por último, saliento que o Nokia Lumia 530 Dual utilizado neste tutorial está rodando o GDR2 sem problemas.

Se quiser saber mais informações sobre o SO mobile da Microsoft, segue abaixo os links para consulta:
Qualquer dúvida que eu puder responder, críticas e/ou sugestões, não deixe de utilizar as ferramentas de comentários disponíveis. Sinta-se à vontade para divulgar este e outros artigos do blog.

Agradeço pelo tempo e pela atenção. Até o próximo artigo.